silvestre

Muito rico em ferro e em calorias. É calmante, bactericida, laxante e desintoxicante. Excelente fortificante para crianças, adultos e idosos. Auxilia no tratamento de doenças como reumatismo, artrites, vias resiratórias e problemas de pele. Para elaborá-los as abelhas visitam diversos tipos de flores. Ideal como adoçante.

laranjeira

De sabor muito agradável e bastante apreciado, principalmente pelas crianças. Excelente tônico digestivo, pois evita fermentações intestinais. Bastante eficaz contra gripes, resfriados e prisão de ventre. Tranquilizante natural e indicado para pessoas hipertensas.

eucalipto

Expectorante. Limpa o catarro e o alcatrão dos pulmões. Dilata e desinfeta os brônquios. Combate os efeitos da poluição. Indicado na cura de bronquite, inflamação da garganta, olhos ouvidos e estômago. De sabor forte e coloração escura, pela alta concentração de ferro, cálcio e magnésio.

girassol

De sabor suave, é riquíssimo em fósforo. Excelente para o cérebro e indicado para estudantes e pessoas cuja atividade exige intenso esforço intelectual.

cipó-uva

Sabor delicioso, de pouquíssima acidez. Expectorante, desintoxicante do fígado e da bílis. ajuda a eliminar os efeitos da ingestão de álcool. ótimo tratamento de hepatites e regimes de emagrecimento. Devido ao constante desmatamento, este mel está ficando cada vez mais escasso.

velame do campo 

Da região nordeste de Minas Gerais, tem sabor suave, cor clara e pouquíssima acidez.Excelente adoçante, com pouco sabor residual, indicado para mamadeiras de bebês e bebidas para crianças. É depurativo do sangue, recomendado para tratamento de doenças da pele e furúnculos.

assa-peixe 

Indicado para bronquites e resfriados. Tônico, depurativo do sangue, ligeiramente diurético, age beneficamente nas vias urinárias. Este mel é extraído somente em algumas regiões do Brasil, nos meses de agosto/setembro. Atualmente, o pequeno número de pastos abandonados e as mudanças climáticas estão provocando uma queda na produção.

capixingui 

Anti-inflamatório, diurético, cicatrizante para feridas e cortes. Elimina a dor de pancadas. De coloração clara, sabor bem acentuado, é excelente para ser usado como adoçante em geral. Por conter em média 65% de néctar e 35% de água, ao ser coletado pelas abelhas nas flores, costuma cristalizar com mais facilidade.

    A cristalização do mel 

Não estranhe quando o seu mel cristalizar. Esta é uma das maiores provas de que o produto é realmente puro. Mel liquido ou mel cristalizado não tem diferenças essenciais. Tanto um como outro conservam o seu valor nutritivo e suas propriedades medicinais. O mel realmente puro é aquele que cristaliza-se com a variação

de temperatura (entre 17º e 21º) e a umidade do ar. Isto não quer dizer que contenha açúcar.

Para voltar ao estado normal, coloque o pote em banho-maria, com um pano isolando a panela do contato direto com o vidro. Quando a água começar a ferver, deixe borbulhar durante 5 ou 6 minutos e desligue o fogo. Deixe a água esfriar, com o pote dentro. O mel voltará ao normal, sem perder suas propriedades medicinais.